Redhat/Centos – Como iniciar em modo single

O modo de usuário único (às vezes conhecido como modo de manutenção) é um modo em sistemas operacionais semelhantes ao Unix, como o Linux, onde vários serviços são iniciados na inicialização do sistema para funcionalidade básica para permitir que um único superusuário execute certas tarefas críticas.

É runlevel 1 no sistema SysV init e runlevel1.target ou rescue.target no systemd. É importante ressaltar que os serviços, se houver, iniciados neste nível de execução / destino variam de acordo com a distribuição. Geralmente é útil para manutenção ou reparos de emergência (uma vez que não oferece nenhum serviço de rede), quando um computador não é capaz de operar normalmente.

Alguns dos reparos de baixo nível incluem a execução de fsck de partições de disco danificadas, redefinir a senha de root se você a perdeu, corrigir o erro “falha ao montar / etc / fstab” – apenas para mencionar o mais crítico deles. E também quando o sistema não inicializa normalmente. Neste tutorial, descreveremos como inicializar no modo de usuário único no CentOS 7. Observe que isso praticamente ajudará você a entrar no modo de emergência e acessar um shell de emergência.

1. Primeiro reinicie sua máquina CentOS 7, uma vez que o processo de inicialização comece, aguarde o menu de inicialização do GRUB aparecer conforme mostrado na captura de tela abaixo.

CentOS 7 Grub Menu

2. Em seguida, selecione sua versão do Kernel no item de menu grub e pressione a tecla e para editar a primeira opção de inicialização. Agora use a tecla de seta para baixo para encontrar a linha do kernel (começa com “linux16“), então mude o argumento ro para rw init = / sysroot / bin / sh como mostrado na captura de tela abaixo.

Edit Grub Boot Options

3. Depois de concluir a tarefa na etapa anterior, pressione Ctrl-X ou F10 para inicializar no modo de usuário único (acessar um shell de emergência).

CentOS 7 Emergency Shell

4. Agora monte o sistema de arquivos raiz (/) usando o seguinte comando.

# chroot /sysroot/

Neste ponto, você pode executar todas as tarefas de manutenção do sistema de baixo nível necessárias. Quando terminar, reinicie o sistema usando este comando. 

# reboot -f
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.